Pages

Subscribe:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Distúrbio Alimentar

O distúrbio alimentar é mais que comum atualmente, e não digo só de anorexia, mas o oposto também se encaixa neste quadro. Tanto a obesidade quanto a anorexia são distúrbios alimentares provenientes do emocional abalado da pessoa.

Eu sempre tive medo de ficar anorexica por causa dessa briga com a balança constante e há uns anos atrás vi um documentário chocante sobre esse assunto. O nome do filme é Thin, um documentário da HBO que tem como as principais personagens 4 mulheres jovens que lutam com a anorexia: Brittany, de 15 anos que se esforça para ser magra cuja a mãe também sofreu com a doença; Shelly, 25, luta contra a anorexia há seis anos e entra em Renfrew com um tubo de alimentação cirúrgico implantado em seu estômago; Alisa, 30, divorciada, mãe de duas crianças que luta por décadas contra a implacável compulsão por laxantes; e Polly, 29, que passou anos dentro e fora do tratamento e sempre desafiando a política e os procedimentos da clínica. A câmera segue estas mulheres a lugares que nunca se aventuraram: sessões de terapia em grupo e individual, refeições forjadas, pesagens matinal, discussões exaltadas com o grupo de assistentes e tensos encontros com as famílias.
Conhecendo suas histórias, nós aprendemos que a luta pela recuperação de cada mulher é única. Algumas sabotarão seu próprio tratamento, outras terão um significativo progresso, e ainda algumas que terão progresso apenas porque descobrirão que o seguro não cobrirá os cuidado a longo prazo e precisam realmente ficar bem. O que emerge é um retrato de uma doença frustrante em sua complexidade e devastadora na dor que ela inflige em seus portadores e àqueles que cuidam deles.
Incansável e incisivo, THIN oferece uma jornada experencial e emocional através do mundo dos transtornos alimentares e, em última instância, fornece um maior entendimento da sua complexidade: que eles não são simplesmente sobre comida ou imagem corporal ou auto-estima, mas um emaranhado de questões pessoais, familiar, cultural e saúde mental.

O filme foi lançado em 2006 e possui vídeos no youtube com trechos do filme. Quem estive interessado segue o link da 1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=RZm2g9FLrGA&feature=related

0 comentários: